quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Modelagem de Ônibus de Longa Distância com Vitalii

Com a introdução de ônibus de longa distância no Euro Truck Simulator 2, a DLC Ônibus traz uma nova perspectiva ao mundo do jogo. A SCS conversoucom Vitalii, um dos artistas de veículo por trás desta atualização emocionante, para saber mais sobre o processo criativo, os desafios técnicos e os detalhes imersivos que os jogadores podem esperar ao assumir o comando de um ônibus.

Como Artista 3D Sênior no projeto Ônibus , Vitalii desempenha um papel central na criação da identidade visual dos novos ônibus de longa distância que estão sendo adicionados ao Euro Truck Simulator 2. "Sou essencialmente responsável por dar vida visual a esses veículos," explica ele, "cuidando de tudo, desde a modelagem 3D de ambos seus exteriores e interiores até a criação de texturas e materiais detalhados que definem sua aparência." Suas responsabilidades também incluem desenvolver todas as animações necessárias e colaborar estreitamente com as equipes de produção e pesquisa para garantir que cada ônibus seja recriado da forma mais autêntica possível.

Quando perguntado sobre o que seu trabalho em Ônibus envolve, Vitalii enfatiza o equilíbrio entre arte técnica e realismo: “Trata-se de combinar arte técnica com precisão para proporcionar uma experiência realista para nossos jogadores.”

Sobre o tema de  pesquisa e digitalização, Vitalii compartilha que, embora geralmente confie em material de referência coletado por uma equipe dedicada, o projeto Ônibus foi uma oportunidade única. "Na verdade, tive a oportunidade de fazer uma viagem de negócios para ver os ônibus de verdade em primeira mão," diz ele. "Isso foi incrivelmente valioso, pois me permitiu observar pessoalmente e capturar todos os detalhes necessários para recriá-los com precisão no jogo."

Falando sobre o que mais o entusiasma no projeto, Vitalii revela: “Estou muito animado para ver meu trabalho realmente ganhar vida no mundo do jogo.” Assistir seus modelos, texturas e animações em ação e, mais importante, ver como os jogadores respondem, é o que realmente o motiva: “Saber que meus esforços contribuem para realizar um desejo antigo da comunidade e proporcionar a eles uma experiência nova e envolvente é o que realmente me motiva.”

Quando questionado sobre sua opinião sobre a adição geral de ônibus de longa distância, Vitalii se mostrou entusiasmado: "Este tem sido um pedido urgente da nossa comunidade há muitos e muitos anos, e vê-lo finalmente se concretizar é incrivelmente emocionante." Ele acredita que vai além da adição de um novo veículo – trata-se de expandir a jogabilidade e aprofundar a imersão do jogador. "Trata-se de mostrar nossa dedicação em ouvir o que nossa comunidade apaixonada deseja."

Em termos das  ferramentas utilizadas, Vitalii descreve um fluxo de trabalho bem organizado. "Eu uso principalmente o Blender para a fase de modelagem," ele compartilha, apreciando sua flexibilidade e o suporte da comunidade. "Para criar minhas próprias texturas personalizadas, confio muito no Substance Designer," devido às suas capacidades procedurais. O Photoshop desempenha um papel na edição de texturas, enquanto o Maya é usado para integrar ativos ao motor de jogo por meio de exportadores personalizados. "Às vezes, uso o Marmoset Toolbag para gerar mapas de luz precisos," acrescenta ele, o que aumenta o realismo da iluminação do ônibus.

Refletindo sobre projetos semelhantes , Vitalii menciona sua experiência anterior com grandes retrabalhos de caminhão, especialmente interiores. No entanto, os ônibus apresentaram um novo nível de complexidade. "Os ônibus são significativamente mais espaçosos do que os caminhões," diz ele, "e inerentemente, contêm muito mais geometria e detalhes." Isso representou um desafio técnico: "descobrir como otimizar um espaço tão grande e complexo... mantendo o impacto no desempenho baixo."

Ao falar sobre o que mais gostou, Vitalii destaca a novidade do projeto. "É sempre revigorante encarar um novo tipo de veículo," ele observa. "Criar as diversas animações para os ônibus representou um desafio divertido," que o impulsionou criativamente e, ao mesmo tempo, foi imensamente gratificante.

Ao abordar os desafios enfrentados, Vitalii reitera que a otimização foi um obstáculo fundamental. "Tivemos que descobrir novas abordagens para manter a qualidade visual alta e, ao mesmo tempo, garantir que as contagens de polígonos permanecessem baixas," especialmente considerando a escala dos interiores dos ônibus. Além disso, "implementação das animações exigiu uma filosofia diferente da dos caminhões," o que levou a equipe a repensar seus métodos usuais.

Questionado sobre detalhes interessantes que os jogadores podem esperar , Vitalii sugere a profundidade da imersão. "Prestamos muita atenção à atmosfera dentro dos ônibus," diz ele. "Os jogadores podem notar detalhes complexos nos interiores e nas áreas de passageiros que realmente dão vida ao espaço."

Finalmente, em resposta ao que os jogadores mais gostarão, Vitalii acredita que a mudança no ritmo do jogo é fundamental. "O foco principal desta atualização é a exploração," afirma. "Os jogadores não devem perder a oportunidade de apreciar a paisagem e descobrir pontos de referência." A experiência dos Ônibus, explica ele, oferece uma nova perspectiva para aproveitar o mundo expansivo do jogo: "Ela incentiva um ritmo mais lento, permitindo que vejam o mundo do jogo de uma nova perspectiva, o que, na minha opinião, será muito gratificante."

A SCS esta animada para revelar mais sobre o futuro DLC Ônibus à medida que o desenvolvimento avança! Para as últimas atualizações, siga-os em suas redes sociais no X/TwitterInstagramFacebookBluesky, e TikTok, ou inscreva-se no seu newsletter. Se você está ansioso para pegar a estrada com estilo, não se esqueça de adicionar a DLC Ônibus à sua Lista de Desejos da Steam!

(Postagem Original)

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