Enquanto a SCS prepara o terreno para a chegada de novos tipos de veículos através de conteúdos futuros para Euro Truck Simulator 2 e American Truck Simulator como Road Trip e Ônibus, eles revisaram e aprimoraram significativamente a simulação física do jogo, incluindo o comportamento dos veículos, como eles respondem aos seus comandos e como as colisões e o contato com o ambiente são tratados.
Para tornar isso possível, tivemos que dar uma olhada profunda "nos bastidores" e revisitar alguns dos fundamentos de como a física é simulada em seus jogos. Alguns ajustes foram feitos pensando nessas novas categorias de veículos, geralmente mais leves, mais curtos e, em alguns casos, mais potentes do que o modelo para o qual nossa simulação foi originalmente otimizada. No entanto, muitas das melhorias também beneficiam todos os veículos, incluindo os caminhões que você já conhece.
O objetivo em tudo isso foi simples: aprimorar o realismo e a capacidade de resposta, mantendo a experiência essencial de dirigir caminhões que você conhece e adora totalmente reconhecível, apenas aprimorada. Pavel Č, um de seus programadores lá na SCS Software, explicou que, apesar da escala do trabalho, o objetivo sempre foi aprimorar o que os jogadores já conhecem e apreciam. "Muitas coisas mudaram nos bastidores, mas nos esforçamos muito para garantir que a experiência essencial de dirigir caminhões ainda seja reconhecível, porém melhor," compartilhou.
Uma das primeiras áreas abordadas foi a resposta do acelerador, que agora é calculada corretamente a partir de um mapa de torque do motor. Combinado com um nível mais realista de resistência do motor quando se tira o pé do acelerador, isso torna a condução em ponto morto mais natural e proporciona uma experiência de cruzeiro mais suave e convincente.
Além da resposta do motor, a atualização também inclui melhorias mecânicas que adicionam nuances ao comportamento dos caminhões em diferentes superfícies. As rodas agora inclinam-se lateralmente ao sair do asfalto de uma forma que reflete melhor o comportamento de uma suspensão de eixo rígido, e as rodas que giram também incorporam o ângulo de caster. São detalhes sutis, mas contribuem para uma sensação mais autêntica quando o terreno fica irregular ou quando se sai de estradas perfeitamente planas. O áudio que você ouve enquanto dirige também foi refinado, com os sons do turbocompressor agora refletindo com mais precisão o que o motor está fazendo, tornando a experiência geral de direção mais conectada.
Outra mudança que você poderá notar é que o motor agora acelera ligeiramente para gerar torque antes de arrancar. Pavel explica: “Isso ajuda o caminhão a parecer um pouco mais ágil ao sair da imobilidade. No entanto, essa melhoria também trouxe desafios em cenários específicos, principalmente ao arrancar em subidas, então um assistente de partida em rampa foi introduzido para auxiliar nessas situações e torná-las mais confiáveis.”
Também a SCS dedicou tempo a aprimorar a experiência de jogo para usuários de teclado, onde o controle do acelerador muitas vezes se resume a uma resposta do tipo tudo ou nada. "Queríamos muito melhorar o comportamento do acelerador com controles de teclado", disse Pavel, o que levou ao desenvolvimento do sistema de controle duplo do acelerador. Agora, manter a tecla do acelerador pressionada aplica aceleração parcial, permitindo uma aceleração suave e controlada e facilitando a estabilização em um ritmo de cruzeiro tranquilo. Quando você precisar de mais potência para situações como ultrapassagens ou subidas, basta pressionar a tecla do acelerador duas vezes para obter aceleração máxima. Após concluir a ultrapassagem ou chegar ao topo da colina, basta soltar a tecla do acelerador e pressioná-la novamente para retornar ao estado de aceleração parcial.
Esse recurso estará desativado por padrão, o que significa que os veículos continuarão a oferecer seu desempenho máximo normalmente. No entanto, você poderá ativá-lo nas configurações, caso queira experimentar uma resposta do acelerador mais suave e tranquila no teclado. Assim que a atualização 1.58 for lançada, eles recomendam que você a experimente. Pode ser uma opção que você considere especialmente útil não apenas para caminhões, mas também para dirigir no futuro.
Preparar a simulação física para a chegada de veículos menores não foi simplesmente uma questão de ajustar alguns valores. Exigiu atenção meticulosa a um sistema que foi desenvolvido e otimizado para caminhões ao longo de muitos anos, e expandir essa simulação além do seu projeto original. "Tínhamos uma simulação física funcional para caminhões que era muito detalhada, mas estender a simulação além dos seus limites originais significou muitas mudanças", explicou Pavel.
Também a SCS aproveitou a oportunidade para revisitar outra parte importante da experiência de direção nesta futura atualização. Para o American Truck Simulator, eles ajustaram a geometria de colisão de quase todas as estradas, e esse trabalho também ajudou a melhorar a estabilidade dos caminhões em alguns casos específicos. Um exemplo de onde você poderá sentir a diferença é ao entrar nas faixas de conversão em cruzamentos de rodovias em velocidades mais altas, onde a dirigibilidade agora pode parecer mais consistente e controlada.
Tecnicamente falando, isso se resume à forma como a curvatura da estrada era representada no modelo de colisão original baseado em triângulos. Conforme o ângulo de inclinação da estrada muda, os triângulos usados para formar as curvas podiam criar um sutil perfil em "dente de serra" ao longo do centro da estrada, à medida que as faces da colisão se voltavam umas para as outras. Isso podia reduzir a força de atrito aplicada às rodas em certas situações, afetando a estabilidade e a suavidade. Com o modelo de colisão atualizado, agora temos a oportunidade de criar uma curvatura da estrada mais suave diretamente na geometria da colisão, melhorando o contato das rodas e proporcionando um comportamento mais previsível na estrada.
A atualização 1.58 é apenas o começo de um conjunto mais amplo de melhorias em que eles estão trabalhando. Ela marca o ponto de partida para mudanças maiores que a SCS irá fazer em preparação para o conteúdo futuro, além de impulsionar a qualidade geral, o realismo e a capacidade de resposta da experiência de direção tanto para o Euro Truck Simulator 2 quanto para o American Truck Simulator.
À medida que eles continuam trabalhando nos novos tipos de veículos que chegarão aos seus jogos, especialmente para o Road Trip, a SCS esta entrando em um território que nunca eles tiveram que simular antes. Alguns desses veículos podem apresentar níveis de potência e torque que levam seu mundo de jogo, assets, código, e sistemas de física a patamares totalmente novos.
Desde o início, o plano para o Road Trip nunca foi competir com jogos de corrida ou simuladores hardcore, mas sim oferecer algo diferente: uma oportunidade de explorar e vivenciar o mundo virtual que a SCS criou a partir de uma nova perspectiva ao volante de veículos icônicos, encontrando um equilíbrio que o tornasse agradável até mesmo para jogadores casuais. Por isso, eles podem optar por configurar o desempenho dos veículos de forma que o jogador não seja penalizado excessivamente por erros de direção. A SCS irá fazer escolhas que se adequem à narrativa limitada dos primeiros packs do Road Trip, escolhas que eles podem revisitar posteriormente, já que a ambição do seu conceito é evoluir ao longo do tempo. A SCS quer garantir que a experiência de direção permaneça crível, estável e prazerosa.
Sua equipe envolvida neste projeto gostaria de compartilhar algumas palavras com vocês, sua #BestCommunityEver "Gostaria de encorajar todos os jogadores a experimentarem o Open Beta assim que estiver disponível e a compartilharem seus feedbacks para nos ajudar no desenvolvimento futuro. A opinião da nossa comunidade é parte essencial do nosso trabalho diário, e é graças a vocês que podemos continuar melhorando."
A SCS espera que tenham gostado de ler este blog e talvez aprendido algo novo sobre o desenvolvimento da sua física de direção. Se gostaram, não deixem de deixar um comentário no nosso blog. Até a próxima, continuem transportando!












Nenhum comentário:
Postar um comentário